XAT
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Após grande atuação, Neymar fica a quatro gols de chegar ao centésimo
Média da atual temporada credencia o atacante a atingir marca no Mundial de Clubes. Título no Japão pode encerrar ano de 2011 praticamente perfeito
Por Carlos Augusto FerrariSão Paulo
A grande exibição na goleada do Santos por 4 a 1 sobre o Atlético-PR, sábado, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro, colocou Neymar muito próximo de atingir uma histórica na carreira. Com os quatro gols marcados, o atacante chegou aos 96, ficando a apenas quatro de chegar ao centésimo com 19 anos.
Para alcançar a marca ainda em 2011, Neymar tem mais oito partidas pela frente: seis do Brasileirão e outras duas do Mundial de Clubes. A média da temporada, aliás, o credencia a isso. Em 42 duelos, foram 21 gols, 0,5 por duelo. A tendência, porém, é de que ele seja poupado pelo técnico Muricy Ramalho em alguns duelos do torneio nacional para não correr riscos de lesões perto do torneio no Japão.
Desde que estreou como profissional do Santos contra o Oeste, dia 7 de março de 2009, pelo Paulistão, o atacante acumulou números impressionantes. Somente no Peixe são 78 gols em 154 partidas (não estão contabilizados os jogos e os gols nas categorias de base do clube). Já na Seleção Brasileira principal, anotou outros oito, somando mais nove pelo sub-20 e um pela sub-17.
- Sempre falei que amo jogar futebol. Quando estou dentro dessas quatro linhas me sinto uma criança brincando com a bola. Estou sendo muito feliz jogando futebol – afirmou.
- Fico feliz com tudo o que o Pelé já falou sobre mim. O soco dele é de cima para baixo. O meu é de baixo para cima. Preciso encontrar um novo jeito para comemorar (risos) – disse Neymar.
| OS 96 GOLS DO CRAQUE NEYMAR | |
|---|---|
| 78 | Santos (profissional) |
| 8 | Seleção Brasileira |
| 9 | Seleção sub-20 |
| 1 | Seleção sub-17 |
Marcar quatro gols em um único jogo não é novidade para a joia do Peixe. Em 14 de abril do ano passado, ele anotou cinco na goleada por 8 a 1 sobre o Guarani, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil. Já em 17 de janeiro de 2011, fez os quatro do Brasil na vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, no Peru, pelo Sul-Americano sub-20.
Neymar pode fechar a temporada em grande estilo depois de conquistar o Paulistão e a Taça Libertadores. Mais do que dar ao Santos o terceiro título mundial, o garoto, segundo a imprensa espanhola, está na lista dos 50 jogadores que concorrerão à Bola de Ouro. O anúncio será em 9 de janeiro de 2012. Messi, provável adversário do brasileiro no Japão, tenta o tricampeonato.
- É uma felicidade muito grande aparecer em uma lista como essa jogando no Brasil. Fico muito feliz por tudo que passei na minha carreira, as coisas boas e ruins. Só tenho a agradecer a todo mundo – completou.
Santos estuda propostas de fornecedoras de material esportivo
Contrato com a empresa que patrocina o clube desde 1998 está no fim e atual diretoria não deseja continuar parceria
Por GLOBOESPORTE.COMSantos, SP
(Foto: Ricardo Saibun / Site Oficial do Santos)
O Santos negocia a troca do seu fornecedor de material esportivo. O acordo com a empresa que “veste” o Peixe desde 1998 vence no dia 31 de dezembro e o clube estuda novas ofertas. A intenção é definir a questão até o fim da primeira quinzena de novembro. O grupo que dirige o Peixe desde dezembro de 2009 pegou o atual contrato em vigor, não gostou das bases e chegou até a cogitar a rescisão. No entanto, temeu que a quebra de vínculo passasse uma imagem negativa para o mercado. Assim, o clube aguarda até o fim do ano.
O desejo da diretoria é partir para um novo fornecedor. No entanto, por contrato, o Santos é obrigado a apresentar ao seu atual parceiro as propostas que recebeu. Se a empresa igualar a oferta, tem o direito de renovar. O problema, argumenta o gerente de marketing do Peixe, Armênio Neto, é que não há um prazo para que isso seja feito. Ou seja, a empresa tem até o último dia do contrato para responder se cobre ou não.
O presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, já deixou clara por diversas vezes sua insatisfação com a empresa. Durante encontro entre os presidentes dos quatro grandes clubes de São Paulo, na semana passada, o dirigente lamentou que o clube esteja preso ao fornecedor até dezembro.
- Gostaríamos que aumentassem a produção, principalmente nas camisetas infantis, mas a empresa não consegue fazer isso e estamos presos a eles. Foi um contrato feito na administração anterior e não podemos mudar.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Ansioso para pegar o Barça, Rafael vê Neymar melhor que Messi: 'Disparado'
Goleiro do Santos acredita que mais seis pontos no Brasileiro darão tranquilidade para Muricy começar a poupar jogadores para o Mundial
Por SporTV.comSão Paulo
A um mês e meio do início do Mundial de Clubes e a sete jogos para o término doBrasileirão, o goleiro Rafael mostra ansiedade para enfrentar Lionel Messi e o Barcelona em uma possível final no Japão. E não tem dúvidas diante da pergunta sobre quem é melhor: o argentino ou Neymar, seu companheiro no Santos?
- Neymar, disparado. Eu conheço ele. O Messi eu até vi umas reportagens depois que ele perdeu um pênalti e estamparam 'Messi é humano'. O que o Neymar tem feito é coisa de video-game. Apertou, joga para ele correr - afirmou durante o programa "Bem, Amigos!" desta segunda-feira.
Para que o Santos possa concentrar sua atenção na competição que será disputada no Japão, Rafael considera que mais duas vitórias no Campeonato Brasileiro vão permitir que a comissão técnica santista possa começar a poupar jogadores de olho no Mundial.
- Estamos loucos para chegar logo o Mundial. Nós ganhamos a Libertadores e agora temos a possibilidade de enfrentar o Barcelona, que é a equipe top, podendo mostrar que nossa equipe pode brigar de igual para igual com eles. Sabemos que vai ser difícil, mas a possibilidade de ser campeão mundial nos empolga e nos deixa feliz - destacou o goleiro.
- O descanso é importante, tem que ter um planejamento muito bem feito. Não pode tirar muito para não perder o ritmo de jogo e também não pode jogar muito para não chegar cansado. Temos que vencer mais umas duas partidas para começar a poupar - acrescentou.
Fã de Marcos desde quando era garoto, o goleiro disse que recusou uma proposta do Palermo (Itália) para buscar uma vaga na Seleção que vai disputar os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. E que sonha fazer carreira semelhante a do goleiro palmeirense.
domingo, 16 de outubro de 2011
Com título distante, Santos e Grêmio se enfrentam motivados por escrita
Tricolor nunca venceu um jogo de Campeonato Brasileiro na Vila Belmiro
Por Adilson Barros e Eduardo CecconiSantos, SP e Porto Alegre
Já praticamente sem chances de título, Santos e Grêmio se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, motivados por uma escrita. O Peixe tenta manter algo que já virou tradição: os dois gigantes gaúchos costumam se dar mal no estádio alvinegro. A missão do Tricolor é tentar contrariar esse histórico.
Nem Internacional, nem Grêmio jamais conseguiram vencer o Santos, na Vila, em Campeonatos Brasileiros. A equipe azul tem apenas um triunfo sobre o Peixe em Santos. Foi no dia 17 de novembro de 1999, jogo válido pela extinta seletiva para a Taça Libertadores. O Inter, nem isso.
Ao longo da história, Santos e Grêmio jogaram 20 vezes no Alçapão, como o estádio santista é chamado. Foram 13 triunfos santistas, seis empates e só a vitória de 1999 para os gaúchos. O Peixe não terá seus dois melhores jogadores neste domingo. Neymar, suspenso, e Paulo Henrique Ganso, que segue machucado, não estarão em campo. Será que o Tricolor consegue se aproveitar disso?
Classificado para a Taça Libertadores por ser o atual campeão continental, o Santos não tem muito o que fazer no Brasileirão, a não ser se manter distante da zona de rebaixamento. As chances de título são praticamente nulas. O time está em 13º lugar, com 38 pontos. Já o Grêmio, com 39, está em 11º. São nove pontos de distância para o grupo dos times que avançam à Libertadores. Como faltam nove jogos, o time gaúcho precisa tirar um ponto por rodada se quiser chegar. Missão bem complicada.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo (Rede RBS) transmite a partida para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O restante do País pode acompanhar pelo Premiere, em sistema pay per view.
Santos: mais uma vez, o técnico Muricy Ramalho terá problemas para escalar a equipe. Além dos desfalques por lesão, o treinador não terá o atacante Neymar e o lateral-direito Crystian, que cumprirão suspensão automática porque foram expulsos contra o Atlético-MG, na última quinta-feira. Em compensação, o meia Ibson, que cumpriu suspensão, está de volta. Essa é a provável escalação: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Henrique, Arouca e Ibson; Alan Kardec e Borges.
Grêmio: Sem o zagueiro Edcarlos, Celso Roth improvisa Gilberto Silva ao lado de Rafael Marques. O restante do time é o mesmo que iniciou a partida contra o Figueirense, na última quarta-feira, com derrota em casa por 3 a 1. O Grêmio terá Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva, Rafael Marques e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Douglas, Marquinhos e Escudero; André Lima.
Santos: O atacante Neymar e o lateral-direito Crystian estão suspensos. Os meias Elano, Paulo Henrique Ganso, o volante Alison e o lateral-direito Pará estão machucados.
Grêmio: Edcarlos (suspenso); Vilson, Saimon, Lúcio, Gabriel e Brandão (lesionados).
Santos: Borges, Bruno Aguiar, Elano, Henrique, Léo e Pará.
Grêmio: Brandão, Escudero, Fábio Rochemback, Marquinhos e Vilson.
Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita a partida, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Antônio de Sousa Parreão (TO). Ao todo, Emerson de Almeida participou de dois jogos, aplicou sete cartões amarelos (média de 3,5) e nenhum vermelho, marcou 67 faltas (média de 33,5) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,3 faltas por partida até o início da 30ª rodada. Destes amarelos, três foram para mandantes e quatro para visitantes. Ele ainda não apitou jogos de Santos ou Grêmio na Série A deste ano.
Santos: Após cumprir suspensão, Ibson volta ao time com a missão de armar as jogadas da equipe. Desde que chegou ao Peixe, o meia ainda não conseguiu desempenhar o futebol que dele se espera. Neste domingo, terá uma nova oportunidade.
Grêmio: Gilberto Silva chegou para ser volante, mas uma lesão o tirou do time, e Fernando ocupou o espaço no meio-campo. Agora ele recebe oportunidade na zaga, onde pode agregar a experiência adquirida em uma década de futebol europeu e Seleção, posicionando-se e jogando "no atalho".
Edu Dracena, zagueiro do Santos: "Santos e Grêmio têm ótimas equipes e poderiam estar em situação bem melhor no campeonato. Como a gente, eles também perderam pontos bobos".
Celso Roth, técnico do Grêmio: "O Neymar está em um momento espetacular. Mas o Santos é o todo. O Neymar é a referência, mas o Santos é o todo. Vocês viram o jogo daqui, sem o Neymar foi muito difícil. Não é que se torne mais fácil sem ele, é só uma preocupação a menos".* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
- O mando de campo costuma ser um fator importante nos jogos entre Santos e Grêmio. Pelo Campeonato Brasileiro, em 44 partidas realizadas, apenas cinco terminaram com vitórias dos visitantes.
- Na história do Campeonato Brasileiro, o Santos nunca perdeu para o Grêmio na Vila Belmiro. Foram 16 confrontos, com 11 vitórias do Peixe e cinco empates.
- Nos seus últimos 15 jogos, o Grêmio venceu oito partidas e perdeu sete.